terça-feira, 16 de outubro de 2012

Experimento faz com que gotas de água flutuem em cima de uma piscina

     Ao entrar em contato com uma superfície líquida que está vibrando, as gotas de água não são diluídas e ficam flutuando.             



O vídeo acima contém imagens derivadas de uma pesquisa de dinâmica de fluídos. Mais especificamente, ele apresenta uma façanha realizada pelos físicos Pablo Cabrera-Garcia e Roberto Zenit, da Universidade Nacional Autônoma do México — que utilizaram uma câmera de alta velocidade, uma piscina, água e um alto-falante para realizar um experimento bastante interessante.

Normalmente, ao jogarmos uma gota de água em um recipiente que contém o mesmo líquido, a gota baterá na superfície, realizará um pequeno salto e, ao cair novamente, irá se misturar com o restante da água.

No entanto, se colocarmos o recipiente (no caso do experimento acima, uma piscina) em contato com um alto-falante — que faz com que o líquido fique com uma vibração constante —, a gota não irá se misturar com o restante da água. Nesse caso, ela irá saltar em um primeiro momento e ficará levitando em seguida, em cima da superfície líquida.

E é esse procedimento que o vídeo produzido pelos físicos Cabrera-Garcia e Zenit apresenta. No início da gravação, é mostrada a ação natural da gota de água — que colide com a superfície do líquido, salta e se “dilui”. No entanto, logo em seguida já é apresentada a curiosa reação das gotas em contato com uma superfície que está vibrando. Vale a pena conferir!

Fonte: Physics Central


Nenhum comentário:

Postar um comentário